segunda-feira, 3 de março de 2014

Ensaio sobre o filme "City of angels"


Esse filme tem uma trilha sonora muito boa... odiado por muitos, querido por outros...
O fato é que eu gosto muito desse filme, muitas vezes sou rotulada de piegas por gostar dele, mas na verdade apesar do final ser um tanto decepcionante... todo o contexto deve ser considerado e tem alguns pontos que quero considerar.

Esse filme fala sobre a morte, sobre o desconforto que ela causa até mesmo como um assunto a ser discutido, ou como um tabu muitas vezes, mas particularmente, como uma pessoa que já perdeu pai e mãe eu consigo hoje enxergar esse assunto com o coração mais aberto... todos temos medo do desconhecido e a morte é a mais ilustre figura conhecida(por sua chegada ser uma certeza e ser algo que não pode ser impedido, adiado, mas nunca impedido) e uma ilustre desconhecida (pois ninguém sabe a data exata, nem a forma que ela chegará, quem irá que dia...). E como tal esse assunto incomoda, mas também fascina milhares de pessoas, milhões de referências bibliográficas sobre essa temática.

No caso desse filme a discussão envolve anjos, seres que alguns acreditam outros não, mas o fator principal que me fascina nesse filme é a questão do amor:
Você desistiria da eternidade por amor??? Mesmo que soubesse que não ia durar para sempre??

Pessoas ao redor do globo se relacionam diariamente pessoalmente, através dos meios de comunicação, das tecnologias e sempre estão em busca de outro ser humano que traga novidades a sua vida, com quem possa dividir sua existência e todas as coisas materiais e sentimentais do que significa estar vivo.

Mas a grande pergunta que devemos nos fazer é:
Estamos mesmo vivendo?? O que te faz pensar que está vivo?

Sabemos que todos morrem, mas sabemos também que não são todos que de fato vivem... Quando surgem aqueles momentos que tiram seu fôlego, é na falta do ar que você de fato sente que está vivo, sem isso parece que só se sobrevive, a vida é feita de instantes e também acaba em um instante... Então o que nos faz sentir que estamos vivos? Qual é a centelha que nos move? O que nos faz lutar mesmo quando tudo parece perdido??? O que nos faz resistir a dores insuportáveis, há questões que parecem sem solução, do que você resistiria para se manter vivo???

Mesmo quando as coisas parecem muito ruins a gente resiste... e essa fome, essa sede de viver que intriga... O que te faz querer estar vivo?

Por enquanto aprendendo a caminhar.


Nenhum comentário: