terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uma profissão que a modernidade vai fazer desaparecer...

Hoje a noite na Cidade do Porto fui agraciada com uma linda lua que não sei se é crescente ou se é cheia, o que sei é que olhei meio que por acaso para a ponte e lá estava ela: linda! absoluta! monumental!

Depois que jantei à luz do luar uma comida típica chamada alheiras (que é um tipo de lingüiça bem temperada) à beira do Douro com um vinho da casa "Porca de Murça" e uma bela sopa de caldo verde em Gaia com todo o esplendor de Porto em frente todo iluminado...
Atravessei a ponte D. Luis I e comecei a caminhar pelo Cais da Ribeira e percebi um senhor bem idoso que fazia lindos pingentes com moedas... Parei para olhar seu trabalho e fiquei imediatamente hipnotizada com a precisão do corte que ele faz para torná-las pingentes.

Ele só falava em inglês, comecei a ouvir sobre seu trabalho, explicou-me que eram moedas antigas de todos os paises e que ainda não tinha moedas brasileiras,contou a história de uma moeda alemã antiga que é inspirada na história de Guilherme Tell, só que na moeda o homem está com a cabeça atravessada pela flecha. Depois de muito conversar, contei que era do Brasil, ele me disse que era do norte da Inglaterra e disse que minha irmã era historiadora que seria um presente especial, ele muito solicito me fez um bom preço num pingente feito de uma moeda portuguesa de 1919 com a princesa Dona Maria. Um presente mais que especial para aquela que me é muito cara.
Pedi que me permitisse tirar-lhe uma foto, ele agradeceu e disse que foi muito  gentil pedir antes, porque as pessoas o tratavam como se fosse animal no zoo, já vão logo tirando e nem perguntam. Disse que o respeitava e ao seu trabalho que essa profissão era de poucos que muito admirava seu artesanato, ele fez questão de encontrar as partes que completavam a moeda para que eu levasse também e me desejou uma excelente estada e que a minha irmã que receberá o presente que seremos ambas  cobertas de boa sorte.

Belo começo! Nunca vou me esquecer desta história!

Um comentário:

Teté disse...

Há artistas destes fantásticos, que são praticamente anónimos para a grande maioria das pessoas! Mas vale a pena conhecer e trocar uma palavra com eles... :)

Continuação de boa estadia aí pela cidade invicta! :D

Beijocas!