quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

E em Porto eu descobri a Lomografia... e me encontrei!

Estava a andar pela emblemática Rua Galeria de Paris e como era carnaval estava a procura de uma boa festa da qual pudesse participar, de repente somos abordados por ele que há principio chamamos de "Mickey Leopardo" um belo gajo português nos convidando para uma festa a fantasia na LOMO, o que pra mim até então era apenas uma balada...
No dia seguinte resolvemos conferir... já de cara amei aquele visual fotografias espalhadas para todos os lados, máquinas fotográficas muuuuuito estilosas em exposição, balões com mensagens muito sujestivas e subjetivas e as músicas que celebraram minha adolescência e que é claro que adoro!
Encantada pela belissima energia do espaço e das pessoas que o fazem funcionar me deixei levar... Depois descobri o que é a LOMOGRAFIA, é um movimento fotografico, repleto de liberdade e expressões emblemáticas, com máquinas que não são digitais e que tem recursos alucinantes que permitem até efeitos psicodélicos as suas fotos...


O que é a lomografia? 


“Corria o ano de 1982 e o mundo ainda estava em plena Guerra Fria. Na URSS, o general Igor Petrowitsch Kornitzky, do Ministério da Indústria e da Defesa Soviético, ordenou ao director da empresa LOMO, Michael Pantiloff, a produção maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar. O general amante da fotografia, Tinha-se deixado encantar por uma pequena máquina japonesa, muito resistente e cujas lentes eram de qualidade excepcional. A ideia era produzir Lomos baratas para que estas se tornassem verdadeiros instrumentos de propaganda, Com todas as famílias da URSS a documentarem amplamente, graças a elas, o estilo de vida soviético.
A Lomo Kompact Automat foi produzida em série e vendida não só na União Soviética, mas tembém em países como o Vietname, a Alemanha de Leste e Cuba.




A "Lomomania" propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. De regresso a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens ( focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade.
Em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objectivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas, uma vez que a fábrica de São Petersburgo tinha acabado com a produção. A Sociedade Lomográfica organizou uma série de vendas de Lomos no âmbito de diversos eventos culturais, que serviram para afirmar o valor artístico da Lomografia.

A arte de fotografar com uma Lomo consiste em fotografar ao acaso, de forma imprevisível. A Lomografia não é uma fotografia encenada, produzida; é uma fotografia do quotidiano.


Um dos grandes projectos da Sociedade Lomográfica em colaboração com as várias embaixadas espalhadas por mais de 50 cidades em todo o mundo, É a constituição do LomoWordArchive, um registo visual, à escala mundial, graças às fotografias do lomógrafos de todo o mundo.



Desde o lançamento da Lomo em Lisboa a 11 de Dezembro de 2000 já foram organizadas várias exposições, festas, concursos lomográficos, workshops, publicações e website, perpetuando a imagem colorida e descontraída deste género fotográfico. Lomomania, Lomografia, Lomógrafo tornaram-se expressões correntes nesta nova forma de fotografar.”

Os lomógrafos detentores de um fanático voyeurismo do quotidiano, convivem com 10 regras de ouro da Lomografia.

01 . Leva a tua Lomo onde quer que vás. 

02 . Usa-a a qualquer hora do dia ou da noite. 

03 . A Lomografia não interfere na tua vida, torna-se parte dela.

04 . Aproxima-te o mais possível do objecto a fotografar, se assim o desejares. 

05 . Não penses …… lomografa.

06 . Sê rápido. 

07 . Não precisas de saber antecipadamente o que fotografaste. 

08 . Nem depois. 

09 . Fotografa a qualquer ângulo. 

10 . Não te preocupes com quaisquer regras.




Esse movimento fotográfico junta tudo aquilo que me fascina na arte de fotografar, ter a capacidade de transformar momentos do cotidiano em imagens contagiantes e trazer ao meu universo um mundo paralelo que se confunde em vida e em arte... Claro que me apaixonei! Na própria festa percebi como as pessoas se sentiam livres para se expressarem da forma que mais gostavam sem se preocupar com julgamentos, sem formalidades... Em algum post desse blog me lembro que meu maior desejo era encontrar ou transformar a sociedade para que as pessoas pudessem ser elas mesmas sem pagar um alto preço por isso...
A LOMOGRAFIA PERMITE ISSO
A LOMOGRAFIA PROMOVE O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS!

A LOMO É COM CERTEZA UM ESPAÇO PLURAL QUE MERECE A ATENÇÃO E A COLABORAÇÃO DE TODOS AQUELES QUE COMO EU SÃO AMANTES DA ARTE E DA FOTOGRAFIA.



Contatos no Porto:
R. do Almada, 275. 4050-034 - Porto.
Seg. a sáb. 10:30 / 19hs.
infoporto@lomografiaportugal.com
tel: 22 099 08 77 / 91 213 30 34





www.lomografiaportugal.com

Nenhum comentário: